Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como o jovem pode entrar no mercado de trabalho?


Muitas vezes pensamos o que queremos para nossas vidas e na maioria delas não sabemos o que fazer.
Várias profissões e cursos estão disponíveis no mercado, mas é muito difícil encontrarmos algo que realmente nos satisfaça.
Venho confidenciar aos jovens da nossa região um programa que pode auxiliá-los nessa decisão, o programa de estágio.
O estágio é uma forma diferente de contratação pelas empresas, afim da mesma, ter uma redução de custos ao fazer uma contratação. Portanto, o estágio é bom para a empresa e para o estudante.
Acredito ser uma forma mais fácil, se assim podemos dizer, de um jovem, com pouca experiência entrar no mercado de trabalho.
Hoje em dia, o mercado está muito concorrido, mas como posso notar, o que realmente falta é a pouca mão-de-obra qualificada na região.
Dia a dia, acompanho várias vagas de estágio sendo abertas nas empresas da região, mas também posso perceber o quão é complicado encontrar estudantes que possam suprir essas necessidades.
Conhecimentos em informática são os mais exigidos pelas empresas.
Em nossa cidade, existem vários tipos de empresas, com ramos diferenciados: micro e pequenas empresas, grandes empresas entre outras.
Como entrar nessas empresas?
Essa deve ser a grande pergunta que os nossos jovens devem se fazer.
Não adianta fazermos currículos sem que neles tenham alguns diferenciais, cada curso que fazemos, cada novo aprendizado que vivemos precisa ser relatado em nosso currículo.
Por isso, quando tiverem uma oportunidade de fazer algum curso, que te ajude a ter maior conhecimento vale a pena investir.
Cursos de inglês, informática, técnicos e pós-graduação são exemplos.
As empresas querem estudantes que possam contribuir para seu crescimento, e possivelmente serão remanejados de estagiários para funcionários registrados.
Ao entrar em uma empresa, a partir dali, só vai depender de você, mostrar seu melhor e que é capaz de corresponder às expectativas dela vai demonstrar que é capaz, que pode encarar essa tarefa.
Uma pessoa que trabalha e mostra à sociedade que quer ser alguém na vida, pode trazer admiração e respeito, coisas que acho muito importante para nós seres humanos.
Dar orgulho a quem nos orgulha é muito gratificante.
Basta termos força de vontade e querermos sempre novos desafios, sempre aprendendo e se esforçando para sermos melhores.
Espero ter contribuído um pouco para que possamos cada vez mais termos jovens iniciando no mercado de trabalho e podendo garantir um ótimo futuro para si mesmos e para suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário